Nelson Rodrigues fala de teatro

Nós sabemos que o sujeito mais livre do mundo é o leitor. Nada interfere no
pudor, na exclusividade e na inocência de sua relação com a obra de arte. Está só,
espantosamente só, com o soneto, o romance ou com o drama. Já o espectador é o
mais comprometido, o mais impuro e, por outra, o menos inteligente dos seres.

Eu percebi isso, de repente, na estréia de A mulher sem pecado. Não foi um texto
que me fez autor; nem a representação, nem o décor. Eu não era ainda autor no
ensaio geral. Foi preciso que, de repente, o público invadisse o teatro. Lembro-me
de uma senhora gorda, de chapéu, e que entrou — comendo pipocas. Naquele
momento, eu descobri uma verdade jamais suspeitada: — o teatro é a menos criada
das artes, a mais incriada das artes.

Gide tinha horror do teatro, porque este é a síntese de todas as artes. Nem
isso. O teatro não chega a ser arte. E a senhora gorda, devoradora de pipocas, tinha
um prodigioso valor simbólico. Afinal, eu escrevera para ela e pensando nela; e não
só eu. Dos gregos a Shakespeare, de Ibsen a O’Neill, todos escrevem para a senhora
gorda. Portanto, eu diria, ainda hoje, que ela é co-autora de cada texto dramático.

(A menina sem estrela)

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Insanidade. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

