Filho do mar

Uma coisa que não me avisaram um ano atrás foi que embarcar em um grande navio tem uma consequência: filas. Para chegar ao Norwegian Sun, foram quatro de centenas de pessoas – despacho das malas, primeiro check-in, segundo check-in e passagem pela Alfândega. No total, três horas e pouco em galpões desconfortáveis e calorentos, onde perdi os óculos escuros ao deixá-los em cima de um balcão enquanto preenchia um formulário. Como consequência, ao procurá-los na recepção do navio, me deparei com uma gaveta cheia de óculos perdidos. Os meus não estavam lá.

Há uma excitação geral, apesar do cansaço e da perplexidade dos estrangeiros, americanos e europeus, principalmente, com o desconforto. O porto de Buenos Aires é arcaico.

Chega-se ao navio de ônibus. Pela primeira vez, ao descer, dei de cara com aquela monstruosidade em toda a sua feiúra externa.

Todos os passageiros recebem na cabine um formulário em que podem elogiar ou reclamar de um funcionário ou camareiro. Um dos meus prediletos era Devon,  sempre com um casaco vermelho com galões – em geral, os funcionários do restaurante usam camisas floridas -,  porque era velho. Quase todo mundo na tripulação era jovem. Devon tinha 55 anos pelo menos. Os cabelos e o bigode grisalhos.

Devon, jamaicano, me serviu waffles por doze dias, desde que o descobri no bar dos fundos no café da manhã. No último dia, pedi seu nome completo para elogiá-lo no tal formulário. Tinha ouvido que eles são contratados por períodos de apenas oito meses. Ficam depois mais quatro desempregados e então precisam de um bom desempenho para serem contratados de novo. Elogios contam a favor. É alta a rotatividade no ramo.

Devon me deu um pequeno pedaço de papel amarelo, timbrado do navio. Escreveu seu nome e ao lado, “filho do mar”.

O relato da viagem aqui.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Metafísica. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s