Gentili, o idiota

Danilo Gentili provavelmente não é um racista. Mas é um idiota.

A polêmica criada a partir de declarações supostamente racistas, feitas no Twitter, sábado à noite, revelou toda a limitação do rapaz, um dos humoristas do CQC, em entender a relação entre correção política e liberdade de expressão.

O Twitter em questão:

Agora no TeleCine King Kong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q é? Jogador de futebol?

Na real, piada ruim só, mas o bastante para o início de uma série de mensagens envolvendo acusações de racismo, mesmo sem referência explícita à cor da pele – fora o fato de que King Kong é mesmo negro.

Também o suficiente para que daí em diante tenha ficado evidente a completa incapacidade de Gentili de entender o que é racismo. Ainda no Twitter, saiu-se com essa:

Alguém pode me dar 1 explicação razoável pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?

Porque  negros têm direito de não gostar de ser comparados a macacos?

Porque esse tipo de associação justificou a escravidão?

Para ficar bem claro: todo mundo deve ser livre para fazer piada sobre qualquer coisa. E todo mundo deve ser livre para se sentir ofendido por uma piada sem ser vítima da acusação escrota de que está sendo apenas politicamente correto.

Para um humorista, às vezes é até pior ser idiota do que racista. Chris Rock abusa do racismo neste vídeo (vale olhar a área de comentários) e consegue ser engraçado. Gentili não foi nem um pouco. E continuou escrevendo besteiras no Twitter. Depois retirou-as do ar. Interessante que a matéria do IG registra a atitude da seguinte maneira: “Se os retirou do ar é sinal que se arrependeu do que disse, no que está no seu inteiro direito”.

Curioso. Se alguém – Sarney, por exemplo – declarar algo e se arrepender, o IG se acha no direito de prestar a mesma solidariedade? Faz um jornalismo de compadre, então? Não à toa tornou-se o maior fracasso da internet brasileira entre o que prometia ser ali pelos anos 2000 e o que se tornou de fato. Já foi o portal  associado a Daniel Dantas. Não é preciso dizer mais nada.

Mas voltando a Gentili, há uma diferença clara entre incorreção política e grosseria. Entre entender o que é racismo e o post lamentável que escreveu para se justificar. Em sua patética tentativa de argumentar, apareceu ontem numa foto dentro de uma jaula dizendo: “Obrigado pessoal. Vocês conseguiram me prender igual um macaco por denúncias de racismo”. Mau gosto sem fim.

Provavelmente ficou preocupado com o dinheiro da Skol que paga aqueles anúncios na TV. A marca não deve gostar muito de se ver associada a ese tipo de polêmica. Aliás, Gentili, que defende o direito de fazer piada sobre tudo, já fez alguma sobre o péssimo gosto da cerveja produzida por seu patrocinador?

O humorista, enfim, é tão somente alguém pobre de argumentos. Pode não ter usado racismo no Twitter, mas o fez na entrevista: “Se eu chamar alguém de ‘preto’ vou ser xingado, mas se falar que ‘não tolero a presença de afro-descendentes na minha mesa’, vou ser elogiado pelo tom politicamente correto”.

Não, não vai. Se disser que não tolera a presença de alguém, use a palavra que usar, pela sua cor da pele, vai ser chamado do que o argumento o torna: racista.

Por fim, até se sai com uma boa lógica. Humor deve mesmo ser praticado sem limites. “Mas com bom senso”, diz, para logo acrescentar: “o problema é que o bom senso também é subjetivo”.

Quase acertou. O problema não é o bom senso ser subjetivo. É Gentili não tê-lo.

Update – Da entrevista de Gentili ao IG, esqueci de comentar a passagem em que afirma: “as pessoas fecham os olhos para o verdadeiro racismo e preferem falar do superficial”. Ok, racismo de leve pode. Gente chata, não é Danilo?

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Insanidade. Bookmark the permalink.

8 Responses to Gentili, o idiota

  1. Pardal says:

    Eita, mas tu não para de escrever!!

  2. Alexandre Rodrigues says:

    Mesmo com febre e meio gripado, estou uma máquina de produzir.

  3. Caroline says:

    Vai dizer que você prefere polar?

    Fora isso, excelente texto e excelente ponto de vista e idiota o gentilli, bem que eu já o tinha parado de seguir no twitter

  4. Alexandre Rodrigues says:

    Ah, não. Polar é outro horror.

    Ando bebendo a Einsenbanh ou Baden Baden, mas só fora de casa.

    Este ano aderi ao vinho incondicionalmente por aqui.

  5. Sidnei says:

    Olá, também escrevi no meu blog sobra a falastrice do Gentili mas você disse tudo que eu queria dizer e que não me veio a cabeça na hora de escrever. Parabéns.
    O texto dele no blog está cheio de senso comum e foi excrito de forma medíocre. Ele precisa estudar um pouco mais para entender qual o real significado disso tudo.
    Abraço.

  6. Sidnei says:

    Cara, esse eXcrito ai foi erro de digitação. Não pense que sou analfabeto, por favor.

  7. thiago says:

    Se o Danilo Gentilli fosse argentino, o comentário dele seria racista?

    Os argumentos pobres dele refletem a qualidade do ensino brasileiro. Aliás, ele nunca escondeu que teve um ensino deficiente.

  8. Alexandre says:

    IDIOTA é vc que escreveu isso! Seu filho da puta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s