Алешандры Радрыгеш

(ou como acabei me tornando bielorrusso de coração)

A minha relação com a Bielorrússia é dos acontecimentos que posso creditar  à predestinação. Em 2004, tinha uma coluna no Popular, do Terra, na qual publicava contos. Embora hoje em dia odeie profundamente quase tudo que pus lá – as primeiras colunas são interessantes, depois fui enchendo o saco –  era um bom exercício para manter uma produção constante e desenvolver idéias.

Um dia recebi um e-mail de Katsiaryna Mazurenka, uma estudante de português de Minsk, pedindo autorização para traduzir dois dos contos para o bielorrusso. Absolutamente chocado, aceitei. Os dois contos foram realmente traduzidos e estão online. Tornei-me, conforme foi anunciado, o primeiro autor brasileiro traduzido na Bielorrússia. Chupem eternamente, Jorge Amado e Paulo Coelho.

Já seria um grande feito, mas em 2005 um novo e-mail chegava: Tatiana Sharupich, professora de Katsiaryna, havia gostado dos contos e pedia autorização para traduzir outros e publicá-los numa revista sobre literatura. Inicialmente, seriam dois. Depois, o número subiu para seis. Por fim, em setembro de 2006, a revista Literatura Universal – uma bela publicação em formato de livro – publicou simplesmente ONZE contos, além de uma entrevista comigo.

Este ano – por coincidência um dia depois do convite para publicar o livro aqui no Brasil – um novo e-mail chegou de Minsk. Nastassia Gvozdzeva pedia autorização para uma nova tradução, obviamente dada. Além de O direito ou o esquerdo? – conto incluído no livro -, dois outros, O condomínio e O presente de Natal, que ficaram de fora na seleção final, também foram traduzidos nesta nova leva. Junto, há uma pequena biografia.

Bela sensação essa de se ver em cirílico.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Ego. Bookmark the permalink.

One Response to Алешандры Радрыгеш

  1. Mojo says:

    CALMÚQUIA TE AMA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s