Efeméride

Segunda-feira, 15 de junho de 2009, o dia em que Alexandre Rodrigues passou a ser proprietário de todos os livros de Kurt Vonnegut.

Barba Azul era o que faltava. Acontece de procurar muito um livro, desistir e, passado um tempo, uma hora pensar “é hoje” e ser mesmo. Com este, foram anos de espera.

As 42 páginas passadas até agora contam a história de Sirkis Karabekian, pintor armênio e impressionista abstrato, o que imediatamente remete a Rabo Karabekian, o pintor que faz um quadro com uma faixa  azul pintada no fundo branco e profere algumas frases sensacionais lá pelo fim de Café-de-manhã dos campeões. A piada que é o mercado de arte pagar milhões por quadros que às vezes foram feitos de brincadeira é a idéia.

Vonnegut em 1987 era tão mestre quanto em qualquer tempo em fazer piada com coisas tristes com a graça de uma criança. A maneira como a mãe de Karabekian, sobrevivente do massacre de armenos pelos turcos (a primeira vez em que foi usada a palavra genocídio), escapa para os EUA é possivelmente a mais dolorosa piada já escrita. Escondida no meio de cadáveres, fingindo-se de morta, ela vê que da boca aberta de uma mulher assassinada caem jóias. As mesmas jóias que pagam sua fuga da Turquia. Mas no Cairo, ela, mulher casada, não pode participar das negociações da compra de um terreno e um futuro nos Estados Unidos. Está sempre com as jóias escondidas em sua boca.

Chegado o livro em casa, quis registrar o momento. Santino, que observava a cena, fez questão de participar.

santino_vonnegut

A sensação não é muito diferente daquela de encontrar a figurinha difícil (será que crianças ainda fazem isso?) que faltava no álbum.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Metafísica. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s