Welcome to the Fight Club

Nada é estático. Tudo é movimento. E tudo está desmoronando.

(Tyler Durden)

Impossível não pensar no final de Clube da Luta depois das previsões de Nouriel Roubini.

Em setembro de 2006, Roubini fez um discurso no FMI prevendo em detalhes toda a crise atual. Com as bolsas quebrando recorde atrás de recorde e dinheiro sobrando pelo mundo, os presentes ao discurso riram dele, mas quando voltou ao mesmo FMI para novo discurso, em setembro de 2007, ninguém mais estava rindo.

Agora as previsões de Roubini são as seguintes: os bancos vão mesmo quebrar, mas a última medida desesperada será impedir que os clientes saquem seu dinheiro das contas. A recessão pode virar uma depressão mundial e ainda nem começou a próxima crise – das empresas de cartão de crédito, por causa do calote dos americanos falidos e endividados, e dos fundos hedge – que compram empresas em vez de títulos. Seguradoras serão as próximas e tudo isso junto vai estraçalhar o sistema de crédito do comércio e da indústria – a vida real. As bolsas terão que ser fechadas por duas semanas antes que as ações passem a não valer mais nada.

É essa parte dos cartões que lembra Chuck Palaniuhk. No fim de O Clube da Luta, são as empresas de cartão de crédito que Tyler Durden explode para acabar com o capitalimo – a civilização junto. Dez anos depois, o mundo se arrisca a testar se é assim mesmo.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Capitalismo, Economia. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s