Paul Hari Seldon Krugman

De maneira inesperada, o nobel de Paul Krugman lava a alma dos fãs, como eu, de ficção científica. Tudo por causa do seguinte trecho da entrevista ao canal americano PBS depois do prêmio:

Jim Lehrer: Em primeiro lugar, quando e por que você decidiu se tornar colunista?

Krugman: É um pouco embaraçoso. Eu não sei quantos de seus espectadores lêem ficção científica, mas há uma velha série de Isaac Asimov – a trilogia Fundação – na qual cientistas sociais que entendem a verdadeira dinâmica da civilização a salvam. Era isso que eu queria ser, mas isso não existe. Mas economia é o mais perto do que se pode chegar. Então desde a adolescência estou nessa”.

De fato, não foi uma grande revelação. Krugman contou a mesma história em um artigo bem interessante de março deste ano no New York Times sobre ficção científica econômica. Me chamou atenção que nós dois tenhamos um dia sido fascinados pela mesma idéia: a psicohistória.

Fundação é uma longa trilogia a respeito de como a psicohistória, ciência que mistura matemática, política, história e economia, salvou seguidas vezes o mesmo império. O teorema criado por Hari Seldon, um cientista, se antecipa ao colapso da civilização, preservando-a até a próxima crise. A matemática, aplicada às outras ciências, indica as correções e estímulos necessários para evitar o fim do Império.

Muito tempo atrás, uns 15 anos pelo menos, li a edição brasileira de Fundação, que condensa em um só volume os três originais. É um livro empolgante no início, que fica meio chato pelo meio e melhora no final. Não gosto muito de Asimov. Assim como em Philip K. Dick, muitas boas idéias, mas um escritor limitado – regra válida, é verdade, para o grosso dos autores do gênero. Fundação, porém, é acima da média.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in literatura. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s