Político é tudo…

Aqui e nos Estados Unidos.

Trecho do editorial do Estadão de ontem sobre o pacote de ajuda aos bancos ter sido aprovado pelo Congressos norte-americano:

“O novo pacote incluiu também reduções de impostos para empresas, um incentivo fiscal para produção de filmes nos Estados Unidos e medidas para empregadores estimularem o uso de bicicleta por funcionários, além de outros presentinhos. Foi mais um projeto convertido em árvore de Natal. Na quarta-feira, o texto foi aprovado com grande folga pelos senadores, por 74 votos a 25″.

O mundo derretendo e os senadores encontraram tempo para discutir o futuro do cinema americano? Não. Lobby. Quem exigiu um artigo assim sabia que naquele momento até uma lei que mudasse o nome de Washington para Stalintown iria ser aprovada se estivesse dentro do pacote de ajuda.

Não há muita diferença entre o Senado americano e a Câmara de Porto Alegre, afinal. São espaços divididos entre os pusilânimes e os irrelevantes. Político brasileiro não é pior que os outros. Todos são políticos.

Uma boa explicação para os mercados continuarem caindo depois da aprovação do pacote, desconcertando analistas (haha) e especialistas (hahahahahaha), é essa: não bastava ter que lidar com Bush, Paulson e Bernanke, todos muito abaixo da capacidade de lidar com essa crise. Não bastava ver a Presidência  americana transformada em um cargo decorativo no meio da pior crise financeira em décadas – até o próximo presidente tomar posse o cargo de fato é do secretário Henry Paulson.

Esta semana, descobriu-se que o sistema está e vai continuar – se os 700 bilhões não bastarem – nas mãos de políticos que vêem o mundo pegar fogo, mas dizem “Ok, já que todo mundo pode ficar pobre eu vou votar a favor dessa lei aí, da economia e dos empregos, mas veja bem: exijo um orelhão na minha rua”.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Mondo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s