Teoria do caos

Conversava a respeito da crise americana e me dei conta do seguinte:

Desde 1800 em cada início de século há uma grande crise, o sistema se desorganiza, se reacomoda e é substituído por um novo que leva até meados do século para prevalecer em todo o seu esplendor e aí passa a se enfraquecer lentamente até também implodir.

Olhando para o século XIX, era a disputa entre França e Inglaterra finalmente chegando ao fim com as guerras contra Napoleão, com os ingleses prevalecendo no fim e chegando ao auge na segunda metade do século. No século XX, a Inglaterra decai e ocorre um novo período de guerras e desordem até que os Estados Unidos despontam em seu melhor momento.

O momento atual prenuncia uma era estranha de caos com a Rússia finalmente voltando a se comportar como a Rússia (única regra de política internacional válida eternamente: se puder, não mexa com os russos), a China que ninguém sabe o que quer, uma penca de países renegados importantes e os Estados Unidos  não apenas incapazes de vencer mais guerras, mas sequer de lutá-las.

Isso obviamente me enche de alegria, pois a idéia de que EXISTA um padrão já é por si fascinante. Faz lembrar de Hari Seldon e as fórmulas para salvar o império em Fundação, do Asimov. Seria o mundo destinado a ciclos de longa ordem e períodos menores de caos e não há civilização, regra de boa conduta, democracia e bom senso que evite? Ficção científica demais?

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Insanidade. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s