Ivan Lessa me venceu

O exílio de Ivan Lessa durou mais de 28 anos. O meu durará exatos quatro anos, dez meses e oito dias. Amanhã à tarde embarcarei de volta à cidade onde nasci e para a qual, sem saber, dei um longo adeus em fevereiro de 2003.

Na verdade, não havia uma razão inicial para ir embora de vez. Meus pais ainda moram lá. No Rio, ainda tenho muitos e verdadeiros amigos. Além do mais, a última visita foi certamente a mais divertida de todas. Fui junto com o casal Medina, fiz uma penca de novos amigos, assisti a bons shows, comprei muitos livros e discos, reencontrei lugares de que gosto, conheci outros. E, no entanto, nunca tive saudades. Fui embora sem vontade de voltar.

O Rio não me faz falta e eu com certeza não faço falta ao Rio. Podia debitar essa sensação à violência (embora todo mundo que ainda mra lá garanta que a cidade está sempre tranquila, que a Globo exagera tudo, etc, o que até é verdade desde que você não more perto de uma favela e não tenha que lidar com a polícia mais violenta e/ou corrupta do país), porém em Porto Alegre em dez anos fui assaltado três vezes contra apenas uma em três décadas no Rio. Assaltos variados: invasão de casa, refém na porta de um estúdio e também dentro de bar. A resposta é outra.

Essa é a questão que tenho oito dias para desvendar: por que não gosto mais do Rio? Já tenho a resposta. Sou como nos tempos de repórter, quando já saía da redação com a matéria pronta na cabeça, só preciso que a realidade não a desminta. No dia 27, ao embarcar de volta, terei a confirmação daquilo que sempre soube, o que ficou claro tão logo me mudei, dez anos atrás, que também sentia nos dois anos em que fiquei fora na adolescência: o Rio é um deserto.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Metafísica. Bookmark the permalink.

2 Responses to Ivan Lessa me venceu

  1. Emiliano says:

    EJIJO diário de viagem.

  2. carol andreis says:

    eu também exijo.
    no meu e-mail todos os dias 8h.

Leave a Reply

