You probably think this song is about you

Numa tarde, voltava de carona de Gramado para Porto Alegre quando começou a tocar Carly Simon no rádio. Como a motorista não tomou nenhuma atitude, me conformei com alguns minutos vindouros de desconforto. Mas o fato é que, para minha vergonha (em 99, ainda tinha resquícios da crença de que o gosto musical é um indicativo de caráter), desde aquela mesma tarde gosto de You´re so vain. É a música, a sua destruição numa cena meio karaokê, que me fez incluir Como perder um homem em dez dias na minha lista de filmes que gosto de assistir por uma razão só minha. Há os vocais não-creditados de Mick Jagger no final. Mas, como se não bastasse, descobri toda a lenda que a cerca.

Para quem, afinal, foi escrita?

A música é de 1972 e foi primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. E desde então, trinta e cinco anos, nunca ficou claro para quem era. Sempre confiei na parte da lenda que diz que é para Mick Jagger, que foi amante de Carly Simon. Bem depois descobri que na verdade era para Warren Beatty, outro ex-namorado. Porém mais depois ainda esta versão foi desmentida. O vilão passou a ser James Taylor, ex-marido. Também não é certo. Cat Stevens, Cris Kristopherson e o playboy William Donaldson são outros suspeitos.

Carly Simon nunca revelou sobre quem é You´re so vain. Não é idiota, sabe que quanto mais o mistério perdurar, mais a música vai ser lembrada. O fato de envolver tantas celebridades é uma atração. Sempre haverá um repórter que se acha esperto o suficiente para acabar com o segredo. Vão tocar You´re so vain a cada vez. E Carly Simon fará biquinho (o que no seu caso deve ser meio estranho) e nada dirá.

Na verdade, ela deu algum crédito a Beatty, ressaltando, no entanto, ser também sobre outros homens de seus tempos em Los Angeles. Em 2005, fez piada dizendo que era sobre Mark Felt, o “garganta profunda” que passou as informações aos repórteres no escândalo de Watergate, cuja identidade acabara de ser revelada. Beatty, por sua vez, garantiu numa entrevista que era sobre ele. Já Angela Bowie diz que é mesmo sobre Mick Jagger e que ela própria é citada como “wife of a close friend”.

Agora descobri esse clipe. Ainda gosto da música, mas também me pergunto o que tantas celebridades puderam querer com Carly Simon.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Música. Bookmark the permalink.

4 Responses to You probably think this song is about you

  1. Cássia says:

    Carly Simon foi uma das grandes descobertas que eu fiz com o Márcio. Ela é boa, tchê.
    😉

  2. dante says:

    só que a versão do FASTER PUSSYCAT pra essa música é muito melhor do que a original.

    :~~~

    try it.

  3. alex says:

    Pois é. Só uma defesa: A voz dela é extremamente sensual, caso vc não veja a dona. Ah!! E o meu irmão Franz acha ela um Tesão. Mas também… Cada mulher dele é pior do que a outra. Problema de neurônios, acho…

  4. spuldar says:

    Caralho, You’re So Vain é do caralho! Não fala mal!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s