Sobre humanos e fenômenos*

Júlio com um galho na cabeça, é assim que o chamam desde que o arbusto começou a crescer no meio da testa.

Numa manhã, ao se levantar, percebeu o caroço diante do espelho. Não deu importância. Achou tratar-se de uma espinha ou coisa parecida. No entanto, na manhã seguinte, ao se olhar no espelho de novo, a protuberância crescera e esticava a pele. Em questão de dias o caroço se rompeu e um pequeno ramo brotou no lugar. Não muito depois, pequeno, fresco e verde, já apontava para o céu, ainda que numa posição meio inclinada.

Não sentiu nenhuma dor, nem mesmo quando a pele se rompeu. Depois de examinar-lhe a testa, o médico disse que a planta fincara raízes no cérebro, razão pela qual uma operação estava fora de questão. Receitou-lhe analgésicos e antibióticos e pediu que voltasse outro dia. Queria mostrá-lo a um antigo professor, especialista em fenômenos biológicos inusitados. Júlio não voltou.

A arvore cresceu, mas não muito. Transformou-se em um pequeno bonsai. Quando ele está doente, perde as folhas. Se o seu humor piora, os galhos acabam meio secos. Às vezes, em surtos de preocupação, torna-se amarelada.

Com o tempo, Júlio se acostumou. Não precisava, afinal , convencer mais ninguém. Morava sozinho em um apartamento decorado à moda antiga, com relógios no alto da estante, com dois gatos, com um tapete persa, com discos de vinil, com uma grande vitrola e posters de Casablanca e Bela Lugosi. Anda curioso sobre os frutos e flores que um dia brotarão de sua cabeça. De tudo que podia reclamar, só lamenta não mais poder usar chapéu.

* Segunda versão.

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Conto. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s