Idéias

Kago não sabia que os seres humanos podiam ser atingidos tão facilmente por uma idéia como pela cólera ou pela peste bubônica. Na Terra não havia imunidade contra idéias cretinas.

E eis a razão, segundo Trout, pela qual os seres humanos não podiam rejeitar as idéias quando eram más: ‘Na Terra, as idéias eram distintivos de amizade ou inimizade. O seu conteúdo não importava. Os amigos concordavam com os amigos a fim de expressar amizade. Os inimigos discordavam dos inimigos a fim de expressar inimizade’.

Por centenas de milhares de anos as idéias dos terráqueos não importavam, pois eles não podiam fazer muito com elas. As idéias podiam ser distintivos de qualquer coisa.

Tinham até mesmo um dito sobre a futilidade das idéias: ‘Se os desejos fossem cavalos, os mendigos seriam cavaleiros’.

E então os terráqueos descobriram as ferramentas. Subitamente, concordar com os amigos podia ser uma forma de suicídio ou pior. Mas a concordância continuou, não por causa do bom senso de decência ou instinto de conservação, mas por amizade.

Os terráqueos continuaram praticando a amizade quando, em vez disso, deveriam pensar. E até quando construíram computadores para pensar um pouco por eles, não os planejaram tanto por sabedoria como por amizade. Assim, estavam condenados. Os mendigos homicidas seriam cavaleiros.

(Kurt Vonnegut – Breakfast of champions)

About Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues não acredita no terceiro segredo de Fátima.
This entry was posted in Palavras. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s